accueil
PortuguêsFrançais
DENTISTERIA
< Voltar

A dentisteria é sem qualquer dúvida a área da medicina dentária mais comum e frequente.

Nestes últimos anos foi uma das disciplinas que mais evolui, essencialmente com os progressos obtidos nas novas técnicas de colagem e nos materiais, nomeadamente os compósitos de última geração, que permitem um efeito de mimetismo notável com o esmalte dentário, os resultados estéticos obtidos sendo excelentes.

Esta metodologia é indicada no caso de dentes fortemente cariados, fracturados, desvitalizados em que o esmalte ficou mais escuro, ou ainda nos casos de se pretender substituir amálgamas antigas.

Para além da melhoria da estética uma outra vantagem fundamental é de obter, graças às novas técnicas de colagem ao esmalte e á dentina do dente, uma obturação microscopicamente estanque, o que na maioria dos casos não se consegue obter com uma amálgama tradicional.

Em certos casos de perdas importantes de matéria dentária, os chamados inlays constituem uma boa alternativa. Trata-se de peças fabricadas pelo protésico a partir de um molde, em cerâmica, que possibilitam um ajuste muito rigoroso da peça sobre o dente remanescente, com uma durabilidade e estética excelentes.