accueil
PortuguêsFrançais
A PREVENÇÃO
< Voltar

A prevenção é sem dúvida um dos aspectos mais importantes da sua saúde dentária.

Actualmente o medo do dentista já não tem razão de ser: a totalidade dos tratamentos são realizados sob anestesia local de uma forma totalmente indolor, e um pós-operatório inconfortável ou doloroso é muito raro.

Consultas regulares ao seu médico dentista, com uma frequência variável em função de cada caso, vão permitir o despiste de qualquer problema existente (carie, abcesso, problema gengival, ortodôntico, rastreio do cancro oral, etc…) e de o tratar imediatamente. Esta intercepção precoce das patologias existentes é fundamental para manter uma boca sã.

Aquando da consulta de rotina na maioria dos casos é igualmente realizada uma destartarização e um polimento: é a manutenção de base dos seus dentes. Consiste em eliminar a placa dentária e o tártaro, ambos responsáveis pela doença periodontal, que vai afectar as gengivas e numa segunda fase o osso subjacente. A doença periodontal é uma das principais causas de percas dentárias no adulto.

Consoante a quantidade e complexidade dos tratamentos e das próteses dentárias existentes, haverá eventualmente indicação de exames radiográficos complementares.

O facto de só consultar o seu médico dentista em casos de urgência, muitas vezes com dores, eventualmente com uma infecção, ou quando os seus dentes já se encontram significativamente atacados pela cárie vai na grande maioria dos casos implicar tratamentos mais pesados e onerosos, podendo mesmo ser irreversíveis (extracções dentárias).