accueil
PortuguêsFrançais
OCLUSÃO
< Voltar

A oclusão é a disciplina que estuda o encaixe estático e dinâmico das 2 arcadas dentárias. Na realidade não existe uma única oclusão ideal, mas sim uma oclusão de conveniência própria a cada indivíduo, devendo no entanto respeitar alguns princípios básicos para manter funções tais como a mastigação, a deglutição ou a fala.

Qualquer maloclusão dentária poderá igualmente ter consequências ao nível da articulação temporo mandibular (ATM), com repercussões a nível muscular e articular. Clinicamente teremos estalidos articulares, cefaleias, ou ainda mialgias ou uma luxação do côndilo. Todo este tipo de patologias pode igualmente provocar desordens posturais.

Os problemas oclusais podem surgir em casos de grandes zonas desdentadas posteriores, uni ou bilaterais, não compensadas por uma prótese, ou ainda no contexto de próteses removíveis inadaptadas.

Por vezes a maloclusão pode estar associada ao bruxismo (ranger os dentes). Esta disfunção está intimamente ligada ao factor stress, e pode ser consciente ou não, diurna e/ou nocturna. É possível observar um aumento da tensão dos músculos mastigatórios, por vezes dolorosa nomeadamente ao acordar.

O tratamento adequado passa essencialmente pela confecção de uma goteira rígida em resina acrílica transparente utilizada de noite, normalmente ao maxilar superior. Aumentando ligeiramente o espaço intermaxilar com a goteira, vamos assim evitar o contacto directo entre os dentes inferiores e superiores. Desta forma será a goteira e não os dentes que serão desgastados. Existe também um efeito descontracturante a nível muscular. É igualmente importante adoptar uma higiene de vida correcta: desporto, exercícios posturais, ou ainda relaxação (yoga) contribuem significativamente para melhorar o quadro clínico.

Pelo contrário, nos casos de importantes desgastes dos dentes com perda significativa da dimensão vertical (altura dos dentes), é imperativo restabelecer a altura natural prévia, isto é a altura de oclusão. Este tipo de tratamento é muitas vezes demorado e complexo, e por vezes passará por reconstruir a totalidade das 2 arcadas dentárias.