accueil
PortuguêsFrançais
Serviços
A CÁRIE DENTÁRIA
Atualmente a cárie dentária é considerada um verdadeiro problema de saúde pública. Consiste numa desmineralização dos tecidos dentários, primeiro do esmalte e depois da dentina. A sua progressão é relativamente lenta. Pode não ser detectável no exame clínico, por isso uma avaliação adicional de raios-X é frequentemente aconselhável.
A PREVENÇÃO
A prevenção é certamente o factor mais importante na conservação de uma boca sã. É unicamente com consultas regulares ao seu dentista que poderá ser detectada precocemente qualquer patologia, evitando desta forma tratamentos mais pesados e de maior custo económico.
ENDODONTIA
A endodontia trata de todas as intervenções ao nível dos canais dos dentes, no caso de qualquer patologia da polpa dentária, devido por exemplo a cáries profundas ou ainda a graves problemas das gengivas.
DENTISTERIA
Esta disciplina representa os tratamentos mais frequentes e comuns no caso de cárie dentária. Graças á evolução tanto das técnicas como dos materiais actuais é hoje possível obter resultados estéticos excelentes.
PRÓTESES DENTÁRIAS
Trata-se de dispositivos geralmente fixos, cimentados sobre dentes naturais ou aparafusados sobre implantes, destinados a substituir um ou vários dentes em falta, ou ainda e reforçar coroas dentárias naturais fortemente debilitadas pela cárie. Existem igualmente próteses removíveis, que se apoiam essencialmente sobre a mucosa, e eventualmente podem ser estabilizadas com ganchos sobre os dentes residuais.
PERIODONTOLOGIA
Esta patologia afecta as gengivas e constitui a primeira causa de perda de dentes. É essencialmente devida à acumulação de placa dentária e de tártaro sobre os dentes. Existem vários tratamentos possíveis, em função da gravidade da doença periodontal.
IMPLANTOLOGIA
Os implantes dentários são raízes artificiais em titânio colocadas no osso, e sobre as quais é aparafusa uma prótese fixa. Actualmente constituem uma excelente opção para substituir um ou vários dentes em falta, devido a traumatismo, a doença periodontal ou ainda a importante cárie dentária.
OCLUSÃO
A oclusão trata do engrenamento estático e dinâmico dos dois maxilares, e constitui um parâmetro fundamental em todo o complexo maxilo facial, intervindo no equilíbrio de várias funções, tais como a mastigação, a deglutição ou ainda a fonação.
ORTODONTIA
Ortodontia diz respeito ao diagnóstico, prevenção e correção da desarmonia dentária e facial. É de interesse tanto para a criança quanto para o adulto. Ter dentes devidamente alinhados e posicionados é certamente a chave para um sorriso harmonioso.
CANCRO ORAL
Esta patologia é particularmente letal, e representa o 6º cancro mais frequente a nível mundial. O médico dentista, em contacto regular com o paciente, é o actor principal na prevenção e diagnóstico deste tipo de cancro.